3 sinais que comprovam que está na hora de trocar o sistema de BI

Assim como os dados coletados e armazenados por soluções e ferramentas de Business Intelligence deve passar por atualizações e substituições periódicas, isso também vale para o próprio sistema de BI responsável por sua operação e cruzamento.

Como qualquer sistema operacional, no caso de computadores, smartphones e tablets, as soluções de dados também devem passar por modificações e trocas constantes. Isso acontece por vários motivos, desde a mudança do perfil e das necessidades que as empresas buscam de um software, pela questão de custo-benefício para assinaturas mensais, entre outros fatores.

Neste post, vamos listar 3 sinais que demonstram que está na hora de sua empresa trocar o sistema de BI que utiliza. Continue lendo e descubra!

1. Crescimento empresarial

Um dos principais fatores que influenciam na escolha de um sistema de BI para uma empresa de pequeno ou médio porte é o custo baixo e, às vezes, zero. Em geral, muitas delas escolhem versões gratuitas de plataformas conhecidas, que possuem várias limitações com relação a sua versão premium.

Contudo, após o crescimento de uma empresa, é necessário que o gestor analise quais são as necessidades atuais dela. Caso não seja utilizada uma versão premium ou outro software — mais robusto, que seja compatível com o uso organizacional cotidiano —, isso pode ocasionar perda de eficiência e também de dados, comprometendo a própria qualidade e competitividade em sua atuação.

2. Necessidade de informações atualizadas

Sistemas de BI são utilizados para, entre outras coisas, que a empresa não perca dinheiro com a ineficiência e falta de informações sobre todos os seus processos. Por isso, é crucial que todas as informações dos diversos setores da empresa sejam constantemente avaliadas, checadas e atualizadas pelos seus gestores.

Utilizar dados desatualizados prejudicam o trabalho de times de BI, levando a análises sem a assertividade necessária e que podem prejudicar as decisões estratégicas e mercadológicas da gestão, como na criação de novas linhas de produtos e a análise de mercados em potencial.

A grande maioria desses problemas devem-se a softwares que não foram atualizados ou não suportam mais a estrutura da empresa ou o o volume de dados que precisa ser coletado e depurado. Verificada essa falha por parte dos analistas, a solução deve ser trocada por uma com maior capacidade operacional.

3. Necessidade de um melhor custo-benefício

Muitas organizações consideram que os gastos relacionados a troca de sistemas de BI são muito altos. Contudo, utilizar soluções atualizadas e facilmente integráveis com outras ferramentas é crucial para garantir maior eficiência e controle em uma empresa. A coleta e análise mais eficiente dessas informações em um só lugar garante o acompanhamento de indicadores de cada setor, otimizando processos e permitindo que sejam tomadas decisões mais embasadas e assertivas.

Esse foi o caso da TNT, considerada uma das maiores transportadoras de carga do mundo. Presente em mais de 61 países e com mais de 56 mil funcionários, a empresa utilizava um software desenvolvido internamente, mas que não atendia mais o volume de dados e análises necessários para o seu negócio. Com isso, a organização mudou sua solução de BI, o que a permitiu gerar análises preditivas, prevenindo possíveis problemas logísticos. Após essa mudança, a TNT chegou a marca mundial de mais de um milhão de entregas diariamente.

A implantação desse tipo de serviço de forma incorreta pode ocasionar perda de eficiência e dinheiro a uma organização. Por isso, é necessário que a sua empresa realize a análise de todos os aspectos relacionados ao seu negócio para realizar a contratação de uma ferramenta integrada e de confiança, que supra de forma efetiva todas as suas demandas em um sistema de BI.

Conte com o auxílio de uma empresa especializada no ramo para obter resultados de alta performance e um alto retorno sobre o investimento realizado.

Esses sinais se aplicam a sua empresa? Deseja verificar se está mesmo na hora de trocar seu sistema de BI? Entre em contato com um de nossos consultores e tire as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This