4 ferramentas para reduzir relatórios financeiros na sua empresa

Os relatórios financeiros de uma empresa podem ser fundamentais para que os gestores tomem decisões melhores. Migrar do Excel e utilizar plataformas de análise de dados para cumprir com essa tarefa ajudará não apenas a simplificar a realização dela, mas também a organizar as informações que serão essenciais na tomada de decisões.

Acompanhar lucros e perdas, os balancetes e o fluxo de caixa do seu negócio, além de gerar métricas relevantes para otimizá-lo fará toda a diferença nos resultados que serão obtidos.

Confira como BI pode melhorar a maneira como a sua empresa lida com as finanças e conheça 4 ferramentas que geram relatórios sobre essa área do negócio.

Como BI ajuda empresas a tomarem decisões financeiras?

O Business Intelligence faz com que seja possível acessar informações em tempo real de qualquer área do negócio. Por isso, esses softwares ajudam as empresas a tomarem melhores decisões financeiras.

Um software de BI vai, por exemplo, auxiliar o gestor a visualizar com mais clareza o lucro e as perdas do negócio. Com as planilhas do Excel, os mesmos dados poderiam ser difíceis de compreender e de serem comparados com dados de anos anteriores, fundamentais para entender como a empresa tem evoluído financeiramente.

Que ferramentas minha empresa pode utilizar para reduzir os relatórios financeiros?

1. QlikView e QlikSense

Utilizar os softwares QlikView e QlickSense para criar relatórios financeiros faz com que a realização deles seja muito mais prazerosa. As APIs permitem criar tipos de visualização específicos para cada desafio, o que inclui formatações próprias para o desenvolvimento de reports de finanças.

Além disso, essas ferramentas oferecem uma porção de maneiras de customizar a sintaxe dos dados. Isso serve para garantir que a expressão certa seja mostrada em cada coluna de seus relatórios, o que faz com que analisar os resultados obtidos ali seja mais simples.

2. Tableau

Análises financeiras podem ser feitas no Tableau com o uso de dashboards pré-programados distribuídos no website da ferramenta. Recebíveis, fluxo de caixa e orçamentos podem ser organizados em painéis, quer você utilize a versão desktop ou online.

Todos os dados que a sua organização possui podem ser analisados ali e se tornam informações estratégicas para que a empresa evolua.

3. Birst

Birst é um sistema com capacidades únicas que o diferenciam no mercado de BI. Além de contar com uma tecnologia de Machine Learning exclusiva e uma arquitetura em nuvem que se adequa a vários tipos de implementação, ele oferece uma excelente experiência de uso para que sua equipe se adeque ao software rapidamente.

Entre as soluções analíticas que possui, o Birst permite visualizar os dados financeiros do negócio com muita simplicidade e precisão.

4. Cognos

Cognos é a solução de da IBM para qualificar seus relatórios financeiros. Ele permite administrar orçamentos, fazer o planejamento estratégico do negócio e consolidar informações monetárias de múltiplos setores.

Com integração do departamento financeiro com os times de venda, de marketing e recursos humanos, o Cognos traz mais clareza sobre o seu negócio. Fazer layouts complexos baseados nos seus relatórios é uma tarefa simples e é possível personalizá-los de acordo com a solicitação de clientes.

O Cognos vem com múltiplos add-ons que permitem conectá-lo com outros serviços que a sua empresa já utiliza e suítes de dados da própria IBM.

O software tem uma capacidade robusta de processamento de dados e funciona tanto para pequenas e grandes empresas. Os dados podem ser exportados em muitos formatos e são compatíveis com os softwares de BI que a sua empresa já utiliza.

Para que um negócio seja bem-sucedido, criar relatórios financeiros precisos fará toda diferença. Eles serão muito úteis para detectar oportunidades e ajudar na tomada de decisões proativas e baseadas nas informações que realmente influenciam cada performance do empreendimento.

E aí, gostou das dicas deste post? Então aproveite para entender agora mesmo os 5 fatores que criam uma boa ferramenta de BI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This