5 melhores práticas para gestão da cadeia de suprimentos

Gestão da cadeia de suprimentos — ou Supply Chain Management (SCM), em inglês — é fazer a administração de todas as ações que a sua empresa realiza para produzir e distribuir um item. Com isso, é possível aumentar o valor agregado da commodity para o cliente e criar vantagem competitiva para a empresa.

Trata-se de um esforço para desenvolver cadeias mais eficientes e efetivas em todas as etapas — do desenvolvimento à busca por fornecedores, passando pela produção e pela logística.

soluções digitais que auxiliam uma empresa em todos essas tarefas. Mas, que tal aprender algumas boas práticas para que a gestão de cadeia de suprimentos corra bem? Confira nossas 5 dicas a seguir!

1. Unifique a gestão em um único sistema

Utilizar um único sistema para fazer o SCM é uma maneira de colaborar melhor interna e externamente. Lidar bem com fornecedores, antecipar a demanda pelos produtos e fazer com que todas as equipes envolvidas na produção de distribuição de um item estejam alinhadas é a chave para o sucesso.

Em vez de distribuir a informação em múltiplos canais, um sistema único permitirá que qualquer atualização seja entregue automaticamente para quem o utiliza. Por reduzir a chance do seu time cometer erros, utilizar apenas um software para fazer a gestão é o ideal.

2. Integre suas equipes com a cadeia logística

Alinhar a cadeia logística que permite que seus produtos cheguem aos clientes também é muito relevante para fazer uma boa gestão. Para que isso aconteça, todos os seus departamentos devem estar integrados e precisam se comunicar muito bem.

O SCM e o WMS (Warehouse Management Systems), quando interligados, oferecem uma performance muito melhor para o negócio, pois coletam informações tanto da produção quanto da logística. Os dados deles podem ser acessados pelas ferramentas de BI e, juntos, servem para otimizar a tomada de decisão e melhorar os processos.

3. Sincronize os dados do negócio com os dos fornecedores

Comunicação é um ponto que reforçamos ao longo desse texto porque ele é muito importante para que a cadeia de suprimentos funcione bem. Se o seu fornecedor não é informado de modificações relevantes para a produção e distribuição de um item, como ele poderá garantir a entrega dos materiais de que precisa?

Por esse motivo, utilizar sistemas que se integram bem é imprescindível para que isso aconteça e é benéfico tanto para sua empresa quanto para os seus parceiros.

4. Aumente a visibilidade da cadeia

Visibilidade é uma das palavras-chave na hora de fazer negócios porque ela garante a continuidade das operações. Quando as informações estão mais visíveis, é possível realizar alterações conforme elas se tornam conhecidas — e não apenas no próximo ciclo.

Até pouco tempo, era preciso esperar o final do mês ou do semestre para modificar como um produto era feito, como insumos eram adquiridos e de que maneira a logística acontecia.

Hoje, há continuidade nesses processos e os ajustes dinâmicos que uma boa gestão de cadeia de suprimentos proporciona correspondem às mudanças do mercado e aumentam as chances do seu negócio lucrar.

5. Otimize o desenvolvimento de produtos

Inovar precisa ser lucrativo. Portanto, sempre que a sua empresa desenvolve um novo produto, deve fazer isso de maneira otimizada. Com um software específico, é possível garantir o melhor custo e se certificar de que seus produtos serão lançados no momento certo.

Tudo isso é imperativo para que um negócio consiga se manter relevante, oferecer alto valor agregado para os clientes e entender as demandas do mercado e de seus consumidores.

Contar com especialistas para implementar uma boa gestão da cadeia de suprimentos é a melhor maneira de garantir bons resultados para o seu empreendimento. Por isso, busque uma empresa que ofereça assistência para que os dados da sua empresa sirvam para simplificar a tomada de decisão e tragam retornos efetivos para o negócio.

E aí, gostou do conteúdo deste texto? Precisa de uma consultoria sobre o assunto? Então entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This