motivos para implementar a gestão da informação na sua empresa

Gestão da informação é lidar com os seus dados da melhor maneira possível, ou seja, tratando-os como os recursos mais importantes do negócio. Muitas empresas têm problemas para fazer uma gestão da informação eficiente e, por causa disso, acabam prejudicando processos complexos de negócios, como a logística.

Vamos explorar alguns dos motivos para investir na gestão da informação e lhe mostrar um pouquinho de como essa tarefa pode beneficiá-lo. Pronto? Então fique atento para os tópicos abaixo!

1. Diferencie-se dos concorrentes

Dados são essenciais para fazer uma empresa mais competitiva, já que eles fornecem a inteligência para isso. Após implementar um processo de gestão da informação será possível visualizar os dados relevantes para o seu negócio utilizando apenas um software, que os apresentará em dashboards intuitivos e customizáveis.

Isso permitirá obter as informações certas nos momentos mais adequados e entender como se diferenciar de outros empreendimentos que oferecem produtos similares.

2. Avance o desenvolvimento empresarial

Para avançar, uma organização precisa se desenvolver constantemente. Esse desenvolvimento, por sua vez, se torna mais fácil com ferramentas de Business Intelligence. Gerenciar dados é fundamental para explorar o potencial empresarial e, consequentemente, para escalar as operações e crescer.

A gestão da informação fica mais fácil com a construção de um data warehouse. Armazéns de dados, como são chamados em português, funcionam como repositórios para todas as informações armazenadas por uma empresa e simplificam a maneira como elas lida com BI.

Os data warehouses tem um papel importante na “limpeza dos dados”, que é imprescindível para que a inteligência de negócios funcione adequadamente.

3. Integre as informações do negócio em um só lugar

Já falamos aqui no blog sobre como fazer a integração de dados. Integrar as informações compiladas pela empresa em um só lugar traz benefícios como segurança para a análise de dados, aumento da disponibilidade deles, consistência e clareza nos resultados do Business Intelligence e melhorias no processo de decisão.

Mas os motivos para investir na gestão da informação não param por aí. Cada tipo de dado tem um peso nas decisões gerenciais e um sistema bem integrado o ajudará a perceber isso. Ele também será fundamental na hora de utilizar aplicações especializadas (como Oracle e Salesforce), fazendo com que localizar dados seja uma tarefa mais fácil.

4. Otimize operações

Otimizar a forma como a sua organização opera hoje é outro motivo para pensar em gestão da informação. Um dos aspectos mais complexos do negócio é como ele lida com a logística de distribuição dos produtos que vende e essa é uma tarefa que pode ser melhorada com dados integrados.

Tecnologias de Business Intelligence voltadas para processos logísticos precisam acessar dados atualizados e unificados. Um processo de gestão o conduzirá nesse caminho.

Rotas melhores, economia de combustível e melhores prazos para os clientes são algumas das tarefas que serão melhor executadas graças aos dados.

5. Inove com gestão da informação

Nunca antes foi tão importante para as empresas pensar em inovação, e a gestão de informação é parceira do seu negócio nessa tarefa. Acompanhar os dados empresariais e compreendê-los é uma forma de detectar oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos ou o ingresso em mercados que o seu empreendimento não atende hoje.

Uma cultura de inovação, porém, só pode ser desenvolvida se os seus colaboradores têm acesso à informação. Investir na gestão dela vai ajudá-lo a se tornar um líder nessa área.

Lidar da forma correta com as informações de um negócio é crítico para que ele possa estruturar processos mais eficientes. O controle, a avaliação e a capacidade de gerar relatórios importantes com esses dados também são intensificados e fica mais fácil chegar a bons resultados por causa deles e não a despeito deles.

Todos esses motivos são apenas um incentivo para implementar a gestão da informação no seu negócio. Leve-os em consideração na hora de se decidir. Aproveite também e assine a newsletter da Think Consulting para receber conteúdos exclusivos que vão acelerar a performance da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This