A importância da inteligência de negócios para cada setor da empresa

O homem produz, todos os dias, mais de 2,5 quintilhões de novos bytes. Segundo a IDC, esse conteúdo dobra a cada dois anos, em nível mundial. A utilização desses dados, provenientes da Big Data, é que garante às empresas mais competitividade e conhecimento sobre o seu ramo de negócio e área de atuação.

A inteligência de negócios, ou Business Intelligence (BI), é o processo de coleta, categorização, análise e monitoramento de informações da Big Data, que proporcionam diretrizes e insights estratégicos para negócios. Com esses dados é possível conhecer melhor o comportamento de clientes, além de gerar inovação e eficiência em vários setores das organizações.

Confira agora como a inteligência de negócios pode ser usada em cada setor da sua empresa!

Marketing

Investir em inteligência permite conhecer os interesses e tendências de consumo de clientes em potencial. Possuir tais dados possibilita a criação de campanhas e estratégias de comunicação e marketing totalmente personalizadas.

Por isso, a utilização de plataformas de Customer Relationship Manager (CRM) e Automação de Marketing, entre outras ferramentas, coletando periodicamente os dados de usuários, é crucial para empresas que desejem alcançar competitividade no mercado atual.

Contudo, para que uma estratégia guiada por dados gere insights de BI precisos e importantes para a tomada de decisões estratégicas por parte da gestão das empresas, é necessário que as equipes de marketing e vendas trabalhem em sintonia, com KPIs consonantes ao planejamento estratégico organizacional.

Vendas

Em estratégias de marketing tradicionais, as equipes de vendas e marketing trabalhavam de forma isolada e, muitas vezes, com métricas e objetivos diferentes para cada setor. Com a ascensão do marketing guiado por dados e estratégias — como o Inbound Marketing —, essa visão sistêmica foi totalmente modificada.

Com o uso dos dados é possível é impactar leads e clientes em vários níveis do chamado funil de vendas, levando-o a tanto a compra, quanto a fidelização ao produto e serviço, além de outras estratégias, como o cross selling e o up selling.

É possível exemplificar esse uso com táticas usadas por plataformas de e-commerce. Se você sabe que o seu cliente realiza a compra recorrente de um determinado produto, sempre no mesmo espaço de tempo, a sua empresa pode se antecipar e, antes do período específico da nova compra, enviar um e-mail, oferecendo um produto similar ao adquirido continuamente, junto com outros da mesma “família”.

Financeiro

Um dos maiores benefícios da inteligência de negócios para o setor financeiro de uma empresa é o chamado Risk Management, ou gestão de riscos. O uso do Big Data possibilita cruzar vários tipos de dados — entre estruturados, não estruturados e semiestruturados —, e criar análises preditivas. Esse tipo de informação é crucial para a construção de uma carteira de crédito e investimentos de uma empresa.

Em outras palavras, com o uso dessas informações podemos identificar as probabilidades de eventos futuros acontecerem, baseando-se em dados históricos. Assim, a tomada de decisão sobre investimentos financeiros, cessão ou tomada de crédito, aquisição ou parceria com outras organizações e até da compra de ações em Bolsas de Valores, torna-se mais segura e embasada

Recursos Humanos

A expressão People Analytics, uma novidade na utilização da inteligência de negócios no setor de Recursos Humanos (RH), refere-se ao uso desses dados para entender, gerenciar e dar mais eficiência ao gerenciamento dos colaboradores de uma empresa, seja no ajuste de sua carga horária, seja na aplicação de programas de benefícios etc.

Empresas como a Toyota USA, que aplicaram soluções de BI em todas as suas operações, conseguiram um Retorno de Investimento de mais de 506%, agregando mais eficiência em todas as suas etapas de produção, tanto na logística e montagem dos carros, quanto na valorização e métricas de desenvolvimento humano e acompanhamento de seus funcionários.

Gostou desse post? Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades sobre BI e Inteligência de Negócios? Então curta a nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This