Afinal, você sabe o que é data warehouse?

Você sabe o que é data warehouse (DW)? É um repositório que reúne todos os dados coletados por uma empresa em vários tipos de sistemas, físicos ou não. O recurso ajuda as organizações a capturarem informações de múltiplas fontes e a torná-las disponíveis para que alguns recursos, como o Business Intelligence, possam ser utilizados.

Entenda melhor o que é data warehouse, qual papel ele tem dentro dos empreendimentos, que empresas já o utilizam e como criar o seu no artigo a seguir!

Como o data warehouse auxilia na tomada de decisão?

Os data warehouses ajudam as empresas a tomarem decisões melhores por alguns motivos. Eles permitem que as informações de um negócio estejam sempre integradas. Isso faz com que acessar dados torne-se uma tarefa muito mais rápida e precisa para a sua organização.

Além disso, armazenam dados ao longo do tempo, reunindo informações históricas que terão grande impacto no Business Intelligence. Como administram riscos e garantem a aplicação de normas de compliance, esses recursos também permitem que a sua empresa garanta a segurança dos dados na hora de investir em BI.

Quem utiliza os data warehouses?

Quer ver como algumas das maiores organizações do Brasil usam os data warehouses? Veja os exemplos da Vivo e do Ministério da Justiça para entender essa tecnologia melhor.

Vivo

Hoje, a Vivo economiza, com data warehouses, cerca de US$ 28 milhões todos os meses. A operadora de telecomunicações precisa desse tipo de tecnologia para reunir dados das seis empresas que a compõem e utiliza Business Intelligence em toda a tomada de decisões.

Ao perceber que era muito alto o tempo de resposta para chegar aos resultados de que precisava, optou por uma plataforma customizada. Ela, hoje, concentra 40 áreas de negócios e até 100 usuários integrados.

Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça é outro que confia nos data warehouses no dia a dia. O órgão público tem muitos dados e informações que precisam ser armazenados e ele conta com um DW para juntar bilhões de registros.

A tecnologia ajuda o Ministério a cruzar informações entre as pessoas que têm processos no sistema e a permitir que operações complexas, como a Lava Jato, tragam resultados.

O que é preciso para criar um data warehouse?

Ficou interessado em como criar um data warehouse para o seu empreendimento? Confira o que é preciso para fazê-lo com sucesso.

Identifique as fontes de dados

Data warehouses serão compostos de muitas informações relevantes para o processo de tomada de decisão. Sem conhecer de onde esses dados virão e quanto espaço ocuparão, é complicado criar o seu.

Escolha um modelo

A tecnologia para que o data warehouse funcione também é muito importante. Busque recursos, como o Microsoft SQL Server, para ajudá-lo a armazenar os dados da empresa com segurança.

Junte-se a especialistas

Para simplificar a criação dos data warehouses, uma boa ideia é contar com ajuda de uma equipe de consultoria. Ela terá experiência e domínio sobre o assunto para que a sua empresa receba resultados incríveis.

Tornar uma organização mais competitiva com a criação de um data warehouse é possível. Neste artigo, você pode ver como algumas das principais organizações no Brasil utilizam o recurso e quais as vantagens dele. Esperamos que todo esse conhecimento possa ajudá-lo ao pensar em investir em um data warehouse.

Conseguiu entender o que é data warehouse? Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário em nosso post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This