Como fazer a gestão do cliente interno? Descubra!

Você sabe quem é o seu cliente interno? Compreende a sua importância? Os consumidores internos são as pessoas que fazem parte da organização, que interagem com ela e que geram relação com o ambiente externo, ou seja, são todos os funcionários da empresa. E eles são extremamente importantes, afinal, representam o instrumento que gera valor ao comprador.

Eles são os responsáveis pelos resultados da companhia. Se os funcionários estão desmotivados ou desconhecem e não aplicam os valores da empresa, por exemplo, a tendência é de que o negócio passe por situações de insucesso. Portanto, é imprescindível que a organização faça a gestão dos seus colaboradores. Neste artigo, daremos algumas dicas de como fazê-lo! Acompanhe!

Aja com ética

A empresa deve agir com ética com todos os stakeholders, mas é importante prestar atenção em como o conjunto de princípios e valores está sendo aplicado internamente. A ética profissional proporciona ao ambiente de trabalho a possibilidade de os profissionais atuarem de forma honesta, comprometida e com confiança.

Crie um ambiente de trabalho acolhedor

Um ambiente de trabalho saudável e acolhedor é de extrema importância para uma organização, já que traz inúmeros benefícios para os seus clientes internos.

Um cenário harmônico e hospitaleiro melhora a comunicação interna, ajuda a desenvolver a criatividade dos funcionários, aperfeiçoa a capacidade de concentração, auxilia no reequilíbrio emocional dos colaboradores e aumenta a produtividade.

Mostre a importância do atendimento

Mostre, aos seus funcionários, a importância de um bom atendimento. Ensine por meio do exemplo e atenda bem o seu cliente interno para que ele aprenda a fazer o mesmo com o cliente externo. Adote algumas práticas, como:

  • tornar claros a filosofia, os métodos, os procedimentos, os comportamentos e as formas de trabalho determinados pela empresa para possibilitar a excelência no atendimento ao cliente;
  • escutar os funcionários, prestando atenção em suas queixas e sugestões. Mostre que eles são ouvidos e valorizados;
  • ser cortês, amigo e cordial com os seus colaboradores para que eles também o sejam com os clientes externos;
  • dividir o mérito. Sempre que a organização se destacar no atendimento ou nos resultados, comemore com os funcionários. Divida o reconhecimento até financeiramente, se possível.

Recompense os clientes internos que se destacam

Recompense os funcionários que se destacarem, considerando que gratificações financeiras são importantes, mas não são a única forma de retribuir um bom trabalho. Anuncie publicamente e rapidamente. Reagir rapidamente e de forma pública é mais poderoso que qualquer reconhecimento feito posteriormente e de forma particular.

Os funcionários buscam o reconhecimento tanto dos seus chefes quanto dos seus pares, principalmente se esse reconhecimento for anunciado de forma imediata.

Ofereça novas responsabilidades aos funcionários que se destacarem. Quando o colaborador é recompensado com reconhecimento, responsabilidade e confiança, toda a equipe sai ganhando. As recompensas, além de motivarem os funcionários, ajudam a fidelizá-los e a retê-los, diminuindo a rotatividade na empresa e mantendo o alto padrão dos colaboradores.

Com essas atitudes, a organização está preparada para atender bem ao cliente interno, propiciando exemplos e ações concretas para que os colaboradores se sintam motivados e fidelizados.

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