Como funciona a integração entre BI, big data e internet das coisas?

BI, Big Data e Internet das Coisas são palavras-chave que têm se tornado cada vez mais populares para os empreendedores. Mas o que essas tecnologias têm em comum e como elas podem otimizar as operações de um negócio?

É sobre isso que falaremos hoje, endereçando o conceito de cada uma delas, explicando melhor como fazer essa integração e que benefícios a sua empresa pode obter com isso. Vamos lá?

O que é BI, Big Data e Internet das Coisas?

Para entender melhor como esses três conceitos trabalham juntos, é preciso diferenciar cada um deles. Business Intelligence, ou BI, é o termo que se refere às aplicações que permitem a uma empresa utilizar dados para otimizar a tomada de decisões.

Já Big Data descreve o grande volume de dados, sejam estruturados ou não-estruturados, que as empresas coletam ao longo do tempo.

A Internet das Coisas é um terceiro recurso, muito diferente desses. Trata-se de conectar uma porção de itens utilizados pelo negócio (como máquinas que controlam o funcionamento de plantas industriais ou um simples sensor que tranca e destranca portas) que são conectados pela internet.

Tais dispositivos têm um endereço IP e podem ser acessados remotamente, servindo tanto para monitorar o funcionamento de uma empresa quanto para ajudá-la a concluir determinadas tarefas.

Como funciona a integração entre BI, Big Data e Internet das Coisas?

As empresas podem integrar recursos como BI, Big Data e Internet das Coisas para obterem melhores resultados. A maioria delas, porém, não sabe como essas tecnologias podem ser conectados umas às outras.

Um empreendedor deve considerar três pontos nessa integração. Vejamos a seguir.

Entenda os benefícios de cada tecnologia

Cada uma das três tecnologias que citamos aqui traz vantagens diferentes para a organização. A fim de conciliar todas elas, será necessário discernir quais têm um impacto maior sobre o seu negócio e que benefício há em integrá-las.

Descubra como IoT pode otimizar a coleta de dados

Quando associamos Internet das Coisas a tecnologias como BI e Big Data, conseguimos coletar mais dados a respeito de como o negócio opera. A tecnologia lhe ajudará a entender as principais tendências do negócio e como os seus clientes interagem com a companhia.

Encontre parceiros para ajudá-lo na tarefa

Fazer a integração desses recursos é um desafio. Contar com especialistas que dominem as três áreas e consigam apontar para o empreendimento como a integração dos dados pode ser feita será fundamental.

Busque ajuda de empresas especializadas nesse assunto e deixe que elas guiem a sua instituição ao longo do processo.

Quais são as vantagens de integrar esses três conceitos?

Mencionamos que as empresas podem obter vantagens ao conectar todas essas tecnologias. Por isso, são diversos os benefícios para a sua organização. Vejamos os principais deles.

Melhoria na tomada de decisões

Com Big Data podem ser coletadas informações de múltiplas origens. Tais dados podem ser internos ou externos, originados de sistemas ou de tecnologia como a IoT. Com o uso conjunto de BI, será possível utilizá-los para otimizar a tomada de decisões e alavancar as operações do negócio.

Planejamento otimizado

Conforme a sua empresa se dedica a entender os dados que coleta, fica mais fácil planejar ações no futuro. Quer essas ações façam parte da busca de novos clientes, quer do desenvolvimento de produtos, associar essas três tecnologias permitirá obter sucesso.

Business Intelligence, Big Data e Internet das Coisas são tecnologias que continuarão crescendo. É fundamental que a sua empresa aprenda a combiná-las para se tornar mais competitiva e eficiente.

Quer continuar aprendendo, não só sobre BI, Big Data e Internet das Coisas, mas também sobre como dados são importantes para uma empresa? Leia nosso post sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This