Como implantar a cultura analítica na empresa

Cultura analítica é tirar as empresas do escuro a partir do uso de dados. Trata-se de nivelar os recursos que uma empresa dispõe, suas pessoas e seus dados, para que ela obtenha melhores resultados com o passar do tempo.

Para implementá-la, será preciso permitir que os colaboradores explorem dados dentro de um ambiente seguro, que disponha das ferramentas de que eles necessitam para essa ação. Confira como fazer e o que esperar da cultura analítica.

Como implantar uma cultura analítica?

Ficou interessado no tema? Confira agora o passo a passo para implantar a cultura analítica na empresa!

Consiga apoio dos seus chefes

Uma cultura analítica só pode ser implementada quando os tomadores de decisão estão de acordo. É que serão eles a principal influência na adoção da estratégia. Também terão papel fundamental na hora de determinar objetivos, metas, prioridades e expectativas que os colaboradores devem seguir.

Empresas que adotam uma cultura analítica pensam nela estrategicamente, portanto, precisam que alguém da gerência esteja envolvido no processo.

Adote ferramentas analíticas em todo o negócio

Não adianta implementar análises em apenas um aspecto do negócio, como o Marketing ou as Vendas. Para que elas funcionem de verdade, é preciso coletar dados de todos os departamentos e construir uma estratégia multidimensional.

Somente pelo uso constante de ferramentas analíticas por parte de todos os colaboradores é possível fazer isso.

Entregue valor para a empresa

Se você quer que a cultura analítica se torne uma regra dentro do negócio e seja expandida ao longo do tempo, precisará entregar valor. Não adianta apostar em ferramentas que não servem aos objetivos do empreendimento.

O ideal é traçar metas e métricas que possam ser acompanhadas, para comprovar que as análises são responsáveis pela prosperidade da empresa.

Seja persistente

Não se esqueça de que mudar a cultura de qualquer ambiente é uma tarefa complexa. Você precisará se esforçar para tal e ter muita persistência pelo caminho. Veja a implementação dela como uma maratona, algo que deve ser cumprido por um longo período de tempo e em que é preciso se esforçar de forma constante.

Quais são os benefícios de implantar uma cultura analítica?

Agora que você já sabe como implantar uma cultura analítica dentro da empresa, confira algumas das vantagens dessa ação.

Melhoria na tomada de decisões

No passado, era preciso passar muito tempo observando planilhas para conseguir obter insights a respeito do negócio. Hoje, essa tarefa pode ser feita de forma muito mais rápida com ferramentas de Business Intelligence.

Em vez de visualizar dados que remetem apenas ao passado, as empresas podem também obter informações em tempo real, o que otimiza a tomada de decisões.

Mais colaboração

Como todos os departamentos precisam estar alinhados para coletar dados relevantes para a empresa, a cultura analítica promoverá a colaboração. Seu time terá de conversar mais para conseguir compartilhar dados e obter o melhor deles.

Otimize o desempenho do negócio

Quando uma cultura analítica é implementada de forma correta, ela tem o potencial de oferecer um ótimo ROI. Todo o investimento colocado na aquisição de ferramentas e no treinamento dos colaboradores volta para a empresa na forma de conhecimento, o que torna os produtos e serviços que ela comercializa mais atraentes para o consumidor e mais lucrativos para a marca.

Para dar início a uma cultura analítica em qualquer empresa, é preciso entender que isso levará tempo. Paciência e o suporte de especialistas na área de dados poderão encurtar o caminho. Mas lembre-se sempre que trata-se de um esforço coletivo e será preciso fazer com que o time esteja de acordo com a ideia.

Quer mais dicas sobre como implantar a cultura analítica na empresa? Assine a newsletter da Think Consulting para continuar recebendo materiais que ajudarão você a otimizar o desempenho do negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This