Como o BI pode potencializar a análise preditiva de uma organização?

Análise preditiva é uma parte da analítica avançada, que é aplicada pelos negócios para antecipar eventos do futuro. Para isso, são utilizadas diversas técnicas, como Data Mining e Machine Learning, além do BI, a fim de analisar dados do presente para determinar o que acontecerá.

Esse tipo de análise é extremamente vantajoso para os negócios, porque permite que eles antecipem problemas e ajustem estratégias para conquistar melhores resultados. Os benefícios de usar Business Intelligence na análise preditiva são o foco deste artigo. Continue a leitura e confira!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é utilizar tecnologias, aplicativos e práticas para coletar, organizar, analisar e apresentar os dados de uma empresa. O recurso é fundamental na análise preditiva, pois ajuda as empresas a lidarem com os dados necessários para tomar as melhores decisões.

O BI — e os sistemas usados pelas empresas para prever padrões históricos — é importante para antecipar o que um negócio pode fazer em situações críticas.

Como o BI facilita a análise preditiva?

Os principais motivos que tornam Business Intelligence uma tecnologia extraordinária para auxiliar a análise preditiva são:

Ajuda a sua empresa a lidar com dados

A maioria das organizações não sabe o que fazer com os dados que acumula ao longo do tempo. Business Intelligence é o principal recurso para ajudar essas empresas a utilizarem e administrarem as informações que possuem.

Por isso, ele é útil na potencialização do uso de análise preditiva. Sem dados, uma empresa não conseguirá fazê-la.

Business Intelligence lida com dados de forma eficiente

Uma das principais características dos sistemas de BI é que eles podem prever ações. Isso porque os softwares testam várias ações, repetidamente, até encontrar os resultados mais prováveis. Além disso, eles são capazes de processar dados em ambientes controlados e antecipar o que acontecerá com uma empresa.

Ferramentas de BI são econômicas

Ao contrário de recursos como o Machine Learning, BI é fácil de implementar e não custa caro para os negócios. Isso faz com que ele seja um recurso vantajoso para quem deseja começar a fazer análise preditiva.

Softwares eliminam a chance de erros

Um dos principais desafios da análise preditiva é fazê-la da maneira certa. Ao utilizar apenas os dados que a sua empresa possui e nenhum software para ajudá-la, é provável que você tenha de adivinhar algumas coisas e isso não é bom para obter bons resultados.

Os sistemas de BI impedem que o usuário precise pensar sobre todos os fatores que influenciam a decisão. Por isso, fazem com que a análise ocorra com rapidez e precisão.

Convença os seus colaboradores

BI não é apenas analisar dados. É também colocá-los em relatórios e gráficos que os deixarão claros para os tomadores de decisão. A análise preditiva precisa convencer as pessoas de que funcionará, afinal, ela influencia a escolha de uma série de ações que podem custar muito dinheiro. Logo, ela se beneficia do BI.

A análise preditiva é fundamental para que as empresas sejam mais proativas e possam antecipar ações para serem mais lucrativas e eficientes. Associado ao BI, o recurso pode sugerir ações para que as organizações se beneficiem, além de simplificar a tomada de decisões.

Quer saber mais sobre o Business Intelligence? Então conheça agora mesmo algumas métricas para a estratégia de BI que você deve acompanhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This