Convença sua diretoria a usar uma plataforma de BI

Investir em uma plataforma de BI é uma das melhores decisões que os gestores podem tomar. Entretanto, mesmo que eles conheçam os principais benefícios da utilização desse recurso ainda há certo receio no mercado em se fazer uma mudança tão drástica na maneira como uma empresa lida com dados e toma decisões. Cabe, muitas vezes, aos funcionários do negócio mostrarem as vantagens de se implementar essa tecnologia para os tomadores de decisões.

Mas como fazer isso da maneira certa? Elencamos, aqui, alguns dos principais argumentos que podem ser utilizados por você para advogar a favor de uma plataforma de BI. Conheça cada um deles a seguir. Boa leitura!

Mostre que investir em uma plataforma de BI não é tão caro

Provavelmente um dos melhores argumentos a favor do BI se baseia no FOMO — fear of missing out, ou, em bom português, medo de ficar de fora. Quando você começa o seu argumento mostrando para a diretoria que deixar de investir nessa nova tecnologia pode colocá-la atrás da concorrência é muito mais fácil ser ouvido. Entretanto, apenas o FOMO não vai convencer os seus gestores de que Business Intelligence é uma boa ideia, principalmente se eles tiverem a impressão de que trata-se de uma tecnologia muito cara.

Por isso, faça um levantamento das principais plataformas de BI disponíveis no mercado e mostre, por A + B, que não é preciso gastar muito para começar. Pense nos investimentos que a sua empresa já faz em tecnologia e os coloque em perspectiva. Boa parte do que é preciso para começar com BI ela já tem: sistemas de dados, maneiras de armazená-los e recursos dedicados a mantê-los.

Adicionar o investimento inicial que exige uma plataforma de BI não vai aumentar tanto os gastos do negócio e trará uma série de benefícios como os que debateremos nos tópicos a seguir. Acompanhe!

O melhor ROI possível

É impossível não obter um bom retorno sobre investimento com Business Intelligence. Há clientes no mercado que veem seu dinheiro ser recuperado em apenas três semanas. Ou seja, não é difícil mostrar para a diretoria da sua empresa que plataformas de BI são, de fato, um investimento e não um gasto. Procure cases de sucesso de empresas na sua área e concorrentes diretos e tente evidenciar para os seus diretores que os custos de adquirir uma plataforma de BI são irrisórios frente aos benefícios.

Mostre que trata-se de um investimento na equipe

Uma boa equipe precisa das ferramentas adequadas para conseguir trazer resultados. E, no fim das contas, investir em uma plataforma de BI é uma maneira de oferecer ao time essas ferramentas. O BI pode tornar os funcionários de um empreendimento mais engajados em suas funções e o aumento desse engajamento gera até 19% mais renda para os negócios.

Uma plataforma vai trazer novos desafios para a rotina dos seus contratados ao mesmo tempo em que facilita a tomada de decisões no dia a dia. Isso é motivo mais do que o suficiente para considerar um investimento no recurso.

Consolide as ferramentas de análise de dados

Por último, uma plataforma de BI é uma excelente maneira de entender, na prática, como uma empresa lida com dados. Distribuir informações em múltiplos softwares e bancos pode torná-las inúteis na hora que uma decisão precisa ser feita, já que não podem ser acessadas rapidamente.

Com uma plataforma de BI todos os dados do negócio são reunidos em um só lugar e tornam-se informação acionável para resolver qualquer conflito. Essa organização pode mudar consideravelmente a cultura empresarial e como um negócio dispõe de seus dados.

Para que o investimento em BI se transforme em resultados, no entanto, é preciso contar com uma equipe de especialistas na sua implementação. Tentar adotar a tecnologia por conta própria e desconsiderar a opinião de especialistas pode colocá-lo em uma cilada.

Acha que esses argumentos a favor de uma plataforma de BI vão ajudá-lo a convencer a sua diretoria? Então entre em contato conosco e converse com a nossa equipe. Poderemos ajudá-lo a apresentar, além desses argumentos, a solução ideal para o seu nicho de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This