Entenda como integrar os dados da empresa

Quer aprender como integrar os dados da empresa e utilizá-los de maneira mais eficiente na tomada de decisão e geração de relatórios estratégicos? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Muitos negócios coletam uma infinidade de dados de seus usuários e nem sempre os utilizam da melhor maneira. Sabe por que? Porque todos esses dados estão em silos diferentes, ou seja, são armazenados tanto em softwares distintos quanto em formatações incompatíveis, o que não ajuda a empresa na hora de consolidá-los e obter informação acionável.

A integração de dados, portanto, é fundamental para que uma empresa consiga nivelar aquelas informações que coletou ao longo dos anos e poderiam fazer uma diferença tremenda na obtenção de resultados. Com o passo a passo abaixo você aprenderá como fazê-la e conhecerá os seus principais benefícios. Vamos lá?

Crie um sistema de governança de dados

Para começar uma integração de dados bem-sucedida é preciso entender como governá-los. Implementar uma metodologia de governança e controle das informações coletadas pela sua empresa vai ajudá-lo a integrar as informações contidas em seus sistemas hoje e a normatizar aquelas que ainda virão a ser coletadas pelo negócio.

Aposte em um framework de dados que, simultaneamente, priorize a qualidade deles e diminua os riscos que a empresa correrá ao armazená-los. Essa é a melhor maneira de dar início à integração.

Entenda as principais tendências de dados atuais

Além de investir em governança será preciso entender melhor como os dados são utilizados pelas empresas para definir a melhor maneira de integrá-los. Se o seu objetivo, por exemplo, é investir em uma plataforma de BI no futuro, existirão alguns caminhos mais eficientes para fazer a integração, como a adoção de cloud computing.

Se os dados do negócio tendem a aumentar continuamente é preciso pensar em soluções escaláveis que não prejudiquem a empresa ao armazená-los ou utilizá-los. Ao escolher como integrar dados pense em quais novas tecnologias servirão para gerá-los, como dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT) e o quão importante cada um desses dados será para o futuro da organização.

Encontre um fornecedor especializado

Há um monte de vendedores por aí que comercializam soluções exclusivas para a integração de dados. Eles podem ajudá-lo a obter o melhor custo-benefício ao longo do processo e a desenvolver maneiras ágeis de lidar com esse desafio. Procure a expertise de um fornecedor competente para conseguir integrar dados sem prejudicar o ritmo do negócio ou a utilização deles no cotidiano.

Fuja dos sistemas antigos

Hoje, muitas organizações ainda dependem de sistemas antigos que, embora funcionais, não as ajudam a proveitar ao máximo os dados que armazenaram com o passar do tempo. Por isso, sempre que possível, busque uma forma de fugir deles e modernizar as plataformas utilizadas para a criação e edição de relatórios. Isso lhe ajudará a manter-se competitivo e a substituir os sistemas em questão sem gerar um rombo nas suas finanças.

Dados são fundamentais para o sucesso dos negócios porque servem para orientar todas as decisões necessárias no dia a dia das empresas. Com informações sobre os resultados obtidos no passado e informações organizadas a respeito dos seus clientes é possível, por exemplo, fornecer soluções mais adequadas às necessidades de cada um deles e aumentar o tíquete médio do negócio.

Portanto, investir em integração de dados é investir no futuro da organização. Então, comece já a pensar em como as informações coletadas pela sua empresa estão distribuídas hoje e no que as dicas que levantamos aqui podem lhe ajudar.

Gostou de entender como integrar os dados da empresa e qual a diferença isso fará nos seus resultados? Assine a nossa newsletter e continue aprendendo conosco como utilizar melhor os dados do negócio e obter o melhor ROI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This