Ferramentas de BI: saiba quais utilizar em seu negócio

BI é uma estratégia essencial para o crescimento empresarial. A partir de suas ferramentas é possível coletar, organizar, separar e analisar os dados da organização. Cada ferramenta de BI tem suas peculiaridades e diferentes recursos, porém o objetivo de todas é o mesmo: otimizar o tempo investido na coleta e organização dos dados para avaliar os resultados e definir estratégias de negócios.

Existem inúmeras ferramentas de business intelligence disponíveis no mercado. Elas atuam como a vitrine entre o analista e o BI, portanto é grande a sua importância para a solução de BI como um todo.

Com o intuito de auxiliar na escolha do mecanismo ideal para a sua empresa, explicaremos as principais funcionalidades, características e diferenciais de algumas ferramentas de BI.

Qlik

A plataforma Qlik permite que a empresa crie visualizações, dashboards e aplicativos que respondam aos questionamentos mais importantes para o negócio. As duas ferramentas mais utilizadas são Qlik Sense e QlikView.

A ferramenta Qlik Sense permite visualizar as informações em tempo real. É uma solução que possibilita à empresa explorar os dados livremente, permitindo que as decisões sejam tomadas de forma colaborativa em qualquer equipamento, sendo ideal para departamentos e pequenos grupos.

QlikView é uma solução que permite criar análises orientadas ao usuário, possibilitando conhecer todas as associações existentes nos dados da empresa. É uma ferramenta altamente personalizável e bem governada.

Dentre as características do QlikView estão:

  • análises guiadas;
  • pesquisa global;
  • altamente customizável;
  • consistência;
  • integração de dados;
  • relatórios avançados;
  • escalabilidade corporativa;
  • segurança.

Além disso, a QlikView não limita os usuários com hierarquias preestabelecidas ou com noções predeterminadas de como os dados devem ser relacionados.

Birst

Birst é uma plataforma de BI que permite conectar toda a empresa por meio de uma rede virtual e de acordo com o mesmo quadro analítico. Apresenta excelentes capacidades de integrar, visualizar e reconhecer.

O Birst oferece uma estrutura para extrair, transformar e carregar relatórios operacionais, de compreensão semântica, visualização, gráfico, mistura de dados e descoberta inteligente para uma plataforma de BI na nuvem.

Possui também uma poderosa ferramenta de ETL e um completo gerenciador de dados e o melhor é que esta tudo na nuvem. Possibilitando ferramentas como Tableaut, Qlik e outros consumir seus dados para criação de suas análises.

Power BI

O Power BI é uma ferramenta de análise que se conecta a centenas de fontes de dados e simplifica a preparação e condução das informações para análise. O Power BI permite que a empresa trabalhe os dados de forma personalizada.,Com ele é possível criar relatórios:

  • mapas;
  • múltiplas visualizações;
  • matrizes e tabelas;
  • gráficos de dispersão;
  • gráficos de funil e cascata;
  • medidores de cartões de único número;
  • formas, caixas de texto e imagens.

Tableau

Tableau é uma ferramenta que permite que os usuários comuns produzam análises, permitindo que todos os funcionários da empresa consigam compreender os dados. Os relatórios podem ser gerados sem o auxílio da TI, e a fonte de dados utilizada pode ser externa. A implantação do Tableau é flexível em sua implantação.

Apesar de termos indicado algumas ferramentas, a escolha da plataforma não é fácil, e vários aspectos devem ser levados em consideração. A sua organização precisa analisar custo, desempenho, interface, suporte e volume de dados oferecidos pela empresa fornecedora. Fatores críticos a serem considerados no momento de decisão são a afinidade e a usabilidade da plataforma pelo usuário.

Gostou das nossas sugestões? Quer conhecer outras ferramentas de BI? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This