O que um analista de BI de sucesso precisa ter

Já ouviu falar na profissão analista de BI? Em alta nos últimos anos, o cargo exige uma pessoa focada em dados, com capacidades analíticas bem desenvolvidas e um interesse muito grande em novas tecnologias. Analistas de BI são as pessoas responsáveis por entender grandes grupos de dados e, a partir deles, sugerir como uma companhia pode se destacar em relação à concorrência.

Os analistas de BI bem-sucedidos são aqueles que conseguem ser atentos aos detalhes, têm habilidade para lidar com múltiplos softwares e conseguem se fazer entender tanto em plataformas visuais quanto na comunicação interpessoal.

Abaixo elencamos o que é imprescindível para se dar bem nessa posição e quais são as características nas quais você deve investir. Confira!

Desenvolva o seu conhecimento técnico

É preciso que analistas de BI tenham o conhecimento técnico adequado para serem contratados. Muitas vezes isso envolverá o estudo de tecnologia da informação ou de ciência da computação, mas nenhum desses diplomas é obrigatório.

Há muitos caminhos que podem levá-lo a se tornar um analista de BI — ter as certificações apropriadas e o domínio das técnicas necessárias na sua área de formação original não exercerá muita influência no trabalho desempenhado.

Para se tornar um bom profissional da área, é preciso saber lidar com bases de dados, data mining e com a aplicação de modelos estatísticos na análise de tendências. Entender como funcionam os bancos de dados SQL e dominar as principais ferramentas aplicadas no contexto dos negócios também são itens indispensáveis para se tornar um profissional de sucesso.

Dessa forma, fazer cursos voltados para essas áreas e desenvolver projetos que tenham a ver com essas disciplinas ajudam a comprovar a sua experiência e comprometimento com a carreira escolhida.

Trabalhe na habilidade de se comunicar bem

Um analista de BI tem, entre suas muitas tarefas, a obrigação de interagir com clientes e conduzir entrevistas para entender melhor as necessidades de seus negócios. Logo, ele precisa ser um excelente comunicador.

Além do talento para lidar com as plataformas que permitem que o seu trabalho seja feito, o analista de BI precisará estar em contato frequente com os membros de sua organização e líderes de negócios das empresas que atendem. Fora as reuniões, ele precisará desenvolver relatórios e entregar dados fáceis de se compreender e digerir com frequência.

Por isso, o analista de BI que se destaca é aquele capaz de compartilhar informações com um time de forma clara e de fácil entendimento. Sem investir na maneira como você se comunica com as pessoas ao seu redor — mesmo que domine todas as estratégias para processar e interpretar bancos de dados —, será improvável ganhar espaço no mercado. Nesse sentido, desenvolver esse talento para encontrar a melhor colocação possível é imprescindível.

Seja proativo e torne-se um analista de BI melhor

Analistas de BI precisam ser pessoas proativas já que, diariamente, agirão como agentes de mudança nas organizações em que trabalham. Saber fazer a sua voz ser ouvida e pensar criativamente sobre problemas são habilidades fundamentais para chegar até lá.

Afinal, você sempre terá que trabalhar com outras pessoas em projetos de mineração de dados e é importante que consiga direcioná-las rumo a um objetivo específico se quiser se dar bem, não é mesmo?

Invista em organização e torne-se um líder

Outro ponto fundamental para ser um analista de BI de sucesso é ser organizado. Afinal, é preciso documentar bem as suas etapas de trabalho para conseguir transmitir o que foi feito para chegar a uma decisão específica. Por isso, se ainda não é uma pessoa organizada, invista em técnicas, metodologias e recursos que possam ajudar nesse processo.

Ser alguém mais organizado e proativo contribuirá para o processo de liderança de equipes e seu alinhamento. Conseguir coordenar um time é outra característica fundamental de um analista de BI e que pode ser aprendida com muita prática e estudo.

Gostou dessas dicas para se tornar um bom analista de BI? Siga a Think Consulting nas redes sociais e confira outros materiais que podem ajudá-lo. Estamos no LinkedIn e também no Twitter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This