Qual é a importância do painel de BI para a análise dos dados?

Segundo estudos da Forbes Insights, cerca de 60% das empresas planejam investir cada vez mais em Business Intelligence (BI). Uma das maiores vantagens da implantação desse tipo de gestão é ter acesso aos dados relevantes para seu negócio de forma rápida e integrada.

Isso faz com que gestores e equipes saibam o desenvolvimento de cada etapa do processo produtivo, como suas ações o afetam e quais os indicadores específicos.

Um painel de BI, também conhecido como dashboard de negócios, deve oferecer tais informações. Ele deve ser configurado para apresentar os dados importantes para cada setor da empresa de forma objetiva, otimizando as tomadas de decisão e a sua eficiência.

Quer saber quais dados devem ser integrados ao painel de BI da sua empresa? Listamos aqui os principais, a fim de que você entenda a importância dessa solução para a gestão do seu negócio. Confira agora!

Que dados devem estar em um painel de BI?

Um dashboard, ou painel de BI, pode ser criado por meio de várias ferramentas existentes no mercado. Contudo, o que vai definir efetivamente o modelo de plataforma a ser usado são os dados relevantes do seu negócio que devem ser apresentados.

Esse painel é importante para as tomadas estratégicas de decisão, portanto deve conter os principais KPIs da sua empresa, como o volume de vendas de um período, tempo de entrega de um produto, índices de risco em investimentos financeiros, histórico de crédito de clientes, dentre outras informações.

Como exemplo, podemos citar a ascensão dos bancos digitais. Sem agências físicas, essas instituições substituíram o tradicional “cafezinho com o gerente” pela análise dos dados dos seus correntistas.

Com tais informações em um painel integrado, suas equipes  podem analisar a renda de um cliente, seus históricos de dívidas e todas as variáveis que afetam seu índice de crédito de forma rápida e eficiente. Assim, é possível gerar mais oportunidades de negócios para a empresa e ter mais segurança nas operações.

Quais as vantagens do painel de BI na análise de dados?

Entre as principais vantagens da adoção de um dashboard estão: a facilitação na comunicação e visualização dos dados, a possibilidade de personalização das informações apresentadas e a hierarquização dos níveis de acesso.

Por ser acessível a vários dispositivos via web, um painel de BI proporciona a visualização remota de todos os dados relevantes de uma empresa. Isso garante mais competitividade, pois os gestores podem tomar decisões importantes para o seu negócio de forma ágil e embasada, quando e onde quiserem.

Além disso, todas essas informações podem ser apresentadas de forma personalizada, proporcionando uma assimilação mais eficiente, de acordo com o ramo de negócio da empresa.

Por exemplo, no caso de um banco, é adequado que índices de inadimplentes sejam apresentados em gráficos indicativos. Já em uma transportadora, é mais útil que a evolução no tempo de entrega de um produto seja exibida em dias, semanas e horas.

Já os níveis de acesso são importantes para mostrar as informações de acordo com o nível hierárquico do colaborador e setores diferentes da empresa. Assim, conhecimentos de nível estratégico podem ser exibidos para gestores e diretores, enquanto dados táticos e operacionais às equipes responsáveis por tais funções.

Como estruturar um painel de BI eficiente?

Contudo, para a estruturação correta de um dashboard e o desenvolvimento de uma análise de dados mais estratégica, é necessário atentar-se às várias fases desse processo de coleta e análise de dados.

Um dos principais erros das empresas que começam a implantar uma gestão Data Driven é a segurança dessas informações. Todo o processo, desde a coleta, depuração, análise e alocação desses dados deve ser feito de forma correta, por pessoal qualificado e com a estrutura adequada.

O vazamento de informações sensíveis de clientes ou estratégicas para a empresa pode gerar enormes prejuízos financeiros e, inclusive, ações judiciais, que podem afetar diretamente a imagem e credibilidade de uma organização.

Por isso, na implantação e estruturação de um dashboard e BI, escolha uma fornecedora que possa auxiliá-lo em todo processo, de forma segura e completa.

Entendeu qual a importância do painel de BI para analisar os dados da sua empresa? Então entre em contato conosco agora e descubra como podemos auxiliá-lo de forma eficiente e segura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This