Qual importância da análise de dados para tomadas de decisões?

Qualquer decisão no ambiente organizacional requer prudência e embasamento. Cada vez mais, as grandes corporações estão deixando de lado gestões baseadas somente na experiência para utilizarem a análise de dados concretos.

O volume de negócios no setor demonstra essa tendência. Somente em 2017, o mercado brasileiro de Big Data e Analytics movimentou mais de US$ 1,35 bilhão de dólares. E, projeções mostram que o crescimento dessa área em toda a América Latina será de mais de 19% nos próximos 5 anos.

Quer conhecer a importância da análise de dados para o seu negócio? Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

Torne a tomada de decisão mais assertiva

Ao observar dados estratégicos da empresa, como o mercado em que ela está inserida, índices da economia, desempenho dos principais concorrentes, comportamento do consumidor, entre outras informações, é possível tomar decisões cada vez mais embasadas e eficientes.

As análises de dados geram inteligência de negócios a partir do cruzamento de informações financeiras, comportamentais, demográficas e até com rastros de GPS e de navegação na web.

Com esses insights, é possível realizar investimentos específicos, promover mudanças nos rumos da empresa e tomar outras decisões que podem trazer oportunidades de novos negócios para a organização.

Garanta a competitividade da sua empresa

Com entendimento e acompanhamento dos seus processos internos e de fatores externos, é possível atuar de forma adequada em todos os níveis da empresa. Assim, o negócio conquista mas eficiência organizacional, redução de custos e maximização de lucros.

Por exemplo, se um gestor sabe exatamente qual a fase mais dispendiosa da confecção de um produto ele pode interferir diretamente, quando necessário, sem prejudicar o fluxo produtivo. Essa realidade pode ser vista em cases de empresas que já usam o conceito de fábrica inteligente, como a organização brasileira Ambev.

A cervejaria verificou que, no resfriamento manual das bebidas, existia uma variação de temperatura capaz de afetar diretamente a qualidade. Com a troca para um sistema automatizado, a empresa melhorou esse processo, diminuindo também o consumo de energia.

Conheça melhor o seu consumidor

Uma grande vantagem da análise de dados é que ela também garante um melhor conhecimento sobre os clientes, por meio de dados coletados em plataforma de CRM, campanhas de marketing, análises preditivas e outras estratégias.

É possível saber qual o perfil do cliente e ter informações sobre ele, como localização geográfica, gênero, idade, renda média, quais dispositivos ele mais usa (desktop, mobile, tablet, entre outros), que produtos ele mais consome e conhecer suas preferências em vários setores.

Assim, sua empresa pode direcionar investimentos para a criação de linhas de produtos, campanhas de marketing, abertura de novas lojas e investimentos que trarão maiores retornos em volume de vendas e que diminuam o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Proteja os dados coletados corretamente

Algumas empresas cometem diversos erros na coleta e armazenagem de dados, como  não realizar um planejamento estratégico específico para tal. Contudo, o pior equívoco é não investir em uma estrutura adequada para a proteção das informações.

Os dados são hoje os ativos mais importantes de uma empresa, pois podem determinar ações estratégicas em todos os seus setores. Por isso, o seu vazamento ou comprometimento pode gerar inúmeras perdas financeiras e, no caso de informações sensíveis de clientes, gerar crises e processos judiciais.

Por isso, no ato da implantação de uma estratégia, contrate um fornecedor que garanta toda a estrutura e o suporte necessários para garantir a segurança das informações. Assim, elas estarão protegidas e o seu Retorno sobre o Investimento realizado (ROI) será garantido.

Entendeu a importância da análise de dados e como ela pode trazer mais lucros e eficiência para a sua empresa? Então siga-nos nas redes LinkedIn e Twitter para acompanhar em primeira mão mais conteúdos exclusivos!

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