Saiba como escolher o melhor software de BI para a sua empresa

Uma das etapas mais importantes para o sucesso da implantação do business intelligence é eleger o software de BI que melhor se ajuste às necessidades da sua empresa.

Na atualidade, existem dezenas de softwares com as mais diversas soluções no mercado. Eles possuem ferramentas para organizar informações, ler diferentes tipos de dados e gerar poderosos gráficos para análises. Porém, muitas vezes, as organizações acabam tomando decisões equivocadas pela falta de informações objetivas e de fácil compreensão.

Para auxiliar no processo de escolha do melhor software de BI, selecionamos alguns critérios básicos que devem ser considerados no momento de analisar a compra de uma ferramenta. Confira!

Facilidade de uso

O primeiro critério a ser considerado deve ser a facilidade de uso do software. É a partir dela que será determinado o nível de conhecimento necessário para extrair as informações e dados úteis para a empresa. Um software que demande muitas horas de treinamento e conhecimentos técnicos pode se tornar rudimentar se não houver pessoal qualificado para utilizá-lo.

Uma interface amigável e intuitiva com ferramentas enxutas reduz o tempo de aprendizagem dos seus funcionários. O software deve ter design responsivo, se adaptando a diversos tamanhos de tela e dispositivos, funcionando da mesma maneira no computador, tablet ou celular.

Customização

Um bom software de BI precisa possuir ferramentas de customização. Ele deve adaptar seu funcionamento às necessidades de diferentes usuários. É imprescindível que você disponha de capacidade para personalizar suas pesquisas de maneira rápida e simples, sem depender de ajuda de um especialista em TI.

Segurança

O software de business intelligence compila todas as informações relevantes, estratégicas e os indicadores da empresa. São dados valiosos para a organização. Para isso, a segurança é um critério essencial para levar em conta durante a avaliação de um software. O sistema precisa ser seguro e robusto, pois trata-se de informações estratégicas armazenadas em um computador conectado à internet.

Você precisa avaliar de que maneira os dados serão armazenados e como as informações poderão ser acessadas. O acesso remoto, na nuvem ou local, demanda uma premissa de segurança diferente. Levante os riscos do seu projeto, peça um relatório técnico sobre as camadas e medidas de proteção, e converse com outros usuários sobre ocorrências de vulnerabilidade.

Suporte

O último critério a ser levado em conta é o suporte oferecido pelo fornecedor. A empresa fornecedora deve conceder suporte para a fase de implementação e ao longo do processo de adaptação e uso da equipe. Treinamentos prévios auxiliam no ganho de confiança e familiaridade da sua equipe com o software.

Se o fornecedor não estiver apto a oferecer um serviço de suporte completo, avalie a sua aquisição. Vale esperar mais um pouco para encontrar a solução perfeita sem colocar os dados do seu negócio em risco.

Na hora de tomar a decisão de compra do software de BI, analise e considere devidamente todos os critérios citados. Somente assim é possível reduzir o risco e tomar a decisão de compra com segurança.

Quer conhecer mais sobre BI? Entre em contato com a Think Consulting.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This