Você sabe o que é data science e sua importância?

Você sabe o que é data science? A ciência de dados é um campo interdisciplinar do conhecimento que utiliza de métodos, algoritmos e sistemas específicos para obter insights de dados, sejam eles estruturados ou não.

Data science e data scientists podem ajudar você a entender melhor o público-alvo de uma empresa, bem como a desenvolver produtos melhores para a comercialização. Hoje, vamos lhe mostrar como surgiu e como funciona essa disciplina, além das vantagens ela pode trazer para a sua empresa. Vamos lá?

O que é data science?

Data Science é um campo de estudos multidisciplinar, ou seja, que utiliza os conhecimentos de várias disciplinas para entender como os dados coletados por uma empresa podem ser úteis.

O papel do cientista de dados é criar maneiras de navegar pelas várias informações que uma empresa acumula com o passar do tempo, seja integrando aos seus processos novos sistemas de armazenamento, processamento e visualização ou guiando a coleta de dados para que ela seja mais incisiva e pertinente em relação ao negócio.

O data science é praticado há anos por grandes empresas, mas, hoje em dia, e com o desenvolvimento de tecnologias como o cloud computing e de ferramentas compreensivas para a análise de dados, a exemplo do QlikSense, a prática se tornou também acessível para pequenos e médios negócios.

Esse campo de estudos pode fazer toda a diferença nos resultados de uma instituição, já que altera a maneira como você enxerga e combina as informações que tem para gerar conhecimento acionável nos momentos mais importantes da tomada de decisões.

Como o data science funciona?

O data science funciona baseado em uma estrutura simples que é composta pelo armazenamento de dados e pelas ferramentas de descoberta, que são utilizadas para o desenvolvimento de informações e geram valor para o negócio. Um cientista de dados, portanto, trabalha interpretando e mostrando para uma empresa como as informações que ela coleta sobre os clientes podem ser melhor utilizadas.

Grandes negócios, como a Amazon e a Netflix, baseiam-se em data science. Ambas as empresas utilizam o conhecimento advindo dessa técnica para oferecer recomendações mais precisas para seus clientes, que por sua vez se sentem mais satisfeitos ao interagir com serviços e produtos com os quais realmente se identificam.

Quais os benefícios do data science para os negócios?

Uma série de benefícios podem ser obtidos pelos negócios que optam pela utilização do data science. Veja abaixo alguns deles.

Decisões assertivas

O data science torna as decisões de um negócio melhores porque permite que elas sejam feitas com base em informações reais. Em vez de supor o que um cliente gosta, você pode inferir com uma taxa muito maior de precisão que, de acordo com os dados que você tem, ele estará mais propenso a agir de uma forma ou outra.

Isso torna as decisões tomadas dentro de um negócio mais assertivas e aumenta o retorno positivo obtido pela organização.

Fidelização de clientes

Fidelizar clientes com data science é mais simples porque você os conhece melhor com a ferramenta. A Netflix e a Amazon são capazes de aumentar a sensação de satisfação em seus consumidores porque demonstram conhecê-los bem.

O que essas empresas fazem é investir na criação de experiências personalizadas para quem interage com suas plataformas. Da mesma forma, seu empreendimento pode ter melhorias no processo de atendimento e de fidelização ao utilizar as informações que dispõe sobre a clientela.

Maior segurança da informação

Por último, o data science traz segurança sobre as informações que um negócio utiliza para fundamentar suas ações. Afinal, além de orientar como agir em relação a elas, um cientista de dados também mostra como coletar as informações certas para que a empresa consiga oferecer produtos e serviços melhores. Isso garante que as informações utilizadas estejam sempre em dia e sejam sempre relevantes para o negócio.

O data science pode ser muito vantajoso para as empresas que o utilizm para entender melhor seus clientes. Por isso, é tendência na atualidade. Ele compõe os dados que serão utilizados no seu sistema de BI e, assim, otimiza e acelera a inteligência de negócios.

Gostou de conhecer melhor o que é data science? Descubra então como desenvolver uma análise de dados estratégica para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This